quinta-feira, 7 de julho de 2016

DE QUE TIPO DE SOLO É FEITO O SEU CORAÇÃO? Mateus (13. 18-23)




INTRODUÇÃO:

Jesus deixou bem claro para os seus ouvintes, que era necessário ouvir a sua mensagem com o coração e mente bem abertos para que a mensagem atingisse cem por cento da vida deles e assim fossem abençoados.

Para isso ele usou uma historia, comparando o coração humano como um tipo de solo, e a sua palavra como uma boa semente.

Esta parábola mostra claramente que a razão da oposição dos líderes religiosos, outras pessoas e até os próprios parentes de Jesus, quando o interpretaram mal, veja em (Marcos 3.19b e 35) era exatamente a condição espiritual deles, era o reflexo de como estava o coração de cada um. 

Ao dirigir essa parábola para a multidão na margem do lago, Jesus queria que as pessoas prestassem atenção em sua própria condição espiritual e despertasse para entender a natureza pecaminosa do seu próprio ser.


1. A todos os que ouvem a palavra do reino e não a compreendem, vem o maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração. Este é o que foi semeado a beira do caminho. (V.19)

Alguns ouvintes nunca captam coisa alguma da mensagem divina. Para captarmos qualquer mensagem, seja falada ou escrita é necessário dentre outros fatores, ter e manter o foco em Jesus Cristo persistentemente. 

Como poderemos compreender a mensagem divina? É recebendo-a com a mente e o coração completamente aberto. O inimigo espiritual está atento para usar todos os seus métodos e estratégias para nos confundir ao ponto de não compreendermos a revelação divina.



2. O que foi semeado em solo rochoso, esse é o que ouve a palavra e a recebe logo, com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca duração; em lhe chegando a angustia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza. (V. 20-21)

Muitos ouvintes da palavra de Deus são desencorajados em virtudes de dificuldades. A transformação que a palavra de Deus realiza no coração do ouvinte e notável.

E essa transformação incomoda todas as pessoas próximas do novo convertido ao evangelho, mas é preciso notar que semelhante a uma semente recém-plantada, essa pessoa precisa de cuidados para começar a crescer espiritualmente. A semente plantada ainda não germinou e cresceu o suficiente em seu coração para lhe dar a sustentação espiritual.

Jesus cita duas situações ou experiência pessoais importantes que causa isso: A angustia e a perseguição por causa da palavra. Uma pessoa que está no inicio do processo de santificação, com uma vida nova em Deus estará travando uma batalha interior, imagine a angustia dessa pessoa, os pensamentos, os sentimentos de reprovação por tudo o que fez de mal, os seus desejos pecaminosos que agora são entendido como pecado.

E por outro lado o novo caminho a ser percorrido, a vereda da justiça. É necessário entender que a palavra de Deus é a causa de tudo isso na vida dessa pessoa, e o mais interessante é que essa transformação será percebida por todos.

Imagine o desgosto dos amigos por conta da recusa de tantos convites mundanos? A redução do numero desses “amigos”. Tudo isso será motivo para deixar o coração angustiado e logo essa pessoa ficará escandalizada com o evangelho.

3. O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera. (V.22).

Lição: Muitos ouvintes da palavra de Deus são seduzidos pelos cuidados dessa vida passageira e pela ilusão e o encanto das riquezas. É necessário saber administrar muito bem a nossa vida.

Tudo na vida é uma questão de prioridade, o que você acha que deve ter primazia em nosso coração? Isso só você pode responder. Se a palavra de Deus tem prioridade em sua vida, é óbvio que as demais coisas serão secundárias. Jesus mesmo disse: Onde estiver o teu tesouro, lá estará o teu coração.

Todos tem a liberdade de escolher, mas é preciso ter cuidado e escolher bem, pois os resultados, a colheita poderá ser bênção ou maldição em nossas vidas.

4. Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende; este frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um. (V. 23)

Lição: Jesus disse que muitos são chamados, mas poucos escolhidos. O bom ouvinte da palavra de Deus é aquele que realmente ouve a palavra divina e a compreende, essa pessoa se compromete com ele,  e o obedece.

CONCLUSÃO:

Jesus ensinou esta parábola para testar como estava a receptividade espiritual dos seus ouvintes, queria provoca-los à uma reflexão profunda, por isso ele respondeu à pergunta de porquê usar parábolas nos seus ensinamentos. (V. 10-12). 

Em resumo, ouça e peça a ajuda de Jesus Cristo para compreender a sua palavra. Quem disse que é fácil entender? Se fosse fácil, todos ouviriam e compreenderiam, no entanto não será impossível para aquele que realmente quiser ouvir e compreender.

Cordialmente,

José Barral



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário..